General soviético comenta tomada de Auschwitz
Existem datas e cenários nos países que se enfrentaram na segunda guerra que viraram testemunhos do ódio e da crueldade semeados pela Alemanha nazista.Mas o principal crime cometido pelos nazistas contra a humanidade foi a instalação de mais de mil campos de concentração, usados para destruir milhões de vidas.
As vitimas do terror nazista nos campos de concentração foram 7,5 milhões, dos quais 4 milhões morreram em Auschwitz. Foi o exército soviético que colocou fim a essa "fabrica de mortes" por meio da operação militar Vístola-Oder, realizada em janeiro de 1945. Sem entrar em detalhes da operação, - posso dizer que ela foi concretizada com sucesso e no prazo previsto. -Devemos destacar o papel de nosso homens da 100ª Divisão, que com coragem e heroísmo chegaram para libertar alguns pontos de Auschwitz. As tropas soviéticas preocupadas em não provocar mortes entre os prisioneiros do campo, limitaram o uso de armas antitanques. Durante nosso ataque a Auschwitz, não provocamos nenhuma morte entre os prisioneiros. Após a omada do campo, trouxemos logo centros de ajuda médica para os sobreviventes da barbárie. (...) os soldados soviético ainda salvaram 10 mil prisioneiros em Auschwitz.

Muito bom o blog de vocês. Bastante informações, mas, como havia comentado este tema precisa de muitas críticas.Legal ter feito postagens em outubro
ResponderExcluirGrande abraço e até breve